sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cobra Papagaio

Seu nome científico é Corallus Caninus, pertencente da família Boidae (boídeos), o reino é Amimalia, do fio Chordata, classe é Reptilia, a ordem é Squamata, a sua subordem é serpentes do gênero Corallus.

Um pouco mais sobre esta serpente tão exuberante

Não precisa ter medo desta cobra, pois já é comprovado que ela não é venenosa, sua dentição é áglifa. Normalmente possuim um tamanho que ultrapassa um metro e meio de comprimento.
O grande ponto “x” em que esta serpente é conhecida como cobra-papagaio é porque possui o dorso verde com barras na posição tranversal na cor branco-amarela, seu “ventre” é amarelo, porém é normal encontrarmos animais na cor verde ou até com pigmentos escuros, quase pretos. Seu habitat são as florestas tropicais de nosso país. Mas além do Brasil, essa espécie também é predominante da Guiana Francesa e Suriname.

Alimentação e reprodução da cobra- papagaio

Fotos
Fotos
Esta serpente muito curiosa não é perigosa para os seres humanos, mesmo com todo esse tamanho, exato, as cobras-papagaios gostam de se alimentar de aves, mamíferos de pequeno porte, répteis e anfíbios. No momento em que a cobra- papagaio entra no período de reprodução ela consegue elevar sua temperatura e incubar todos seus ovos, ainda tem a poder de fazer todo seu corpo tremer.
Seus filhotinhos nascem com uma cor aparentemente vermelha ou uma cor próxima do laranja com manchas brancas em seu dorso e desde cedo podem caçar seus alimentos, normalmente comem sapos quase que instantaneamente ao sairem das cascas.

Está em risco de extinção

Serpente
Serpente
Sim, infelizmente as cobras- papagaios que não fazem mal ao ser humano estão correndo risco de seres extintas. Mesmo que só vivam em áreas florestais, sua raça está sendo exterminada devido ao desmatamento que destroi seu habitat quase que por completo.
Muitas cobras- papagaios são famosas e procuradas por sua cor verde muito brilhante. Existem algumas cobras- papagaios que vivem em zoológicos de outros países, porém em cativeiro dificilmente elas conseguem se reproduzir.
Um fato que deixou muitos curiosos foi o recente caso que aconteceu em um zoológico de Paris, a cobra- papagaio que vivia lá teve dez filhotinhos, ambos nasceram no jardim do zoológico mesmo. Todos nasceram na cor vermelha, os filhotes nascem assim, pois é uma defesa natural da espécie para afastar qualquer ameaça de vida que ela possa vir a ter. Essa ferramenta dura cerca de seis a oito meses de vida, logo depois passam a ficar na cor verde.

Por Luiziane Acunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário