sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ararajuba

Nome cientifico: Aratinga garouba
Quanto mede: 34 cm, mais a cauda, que é bem longa
Quanto Vive: 50 anos
0 que come: Coquinhos, manga, mamão, jabuticaba
Onde vive:Vivia em todo o Nordeste, hoje só no Maranhão e no Pará
Causas da extinção: Destruição do meio ambiente
------------------------------------------------
A ararajuba é um psitacídeo (ordem de aves que incluem as araras, papagaios e periquitos) que só ocorre no Brasil, nos estados do Pará e Maranhão. Seu nome vem do tupi e significa “arara amarela”. A distribuição geográfica bem restrita e a beleza exuberante, alvo do tráfico de animais, são fatores que contribuem para o declínio das populações de ararajuba na natureza, que se encontra ameaçada de extinção.
Possui cerca de 34 cm de comprimento e exibe as cores do Brasil, verde e amarela, em suas penas. Devido à sua coloração “patriota”, em 2002 concorreu com o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) ao título de ave-símbolo do país. Após a realização de uma enquete ela perdeu para o sabiá, que possui maior valor em obras literárias e músicas brasileiras do que a ararajuba.
A ararajuba é um animal fiel, fica sempre com a mesma companheira e, mesmo vivendo em bandos, na hora de acasalar e montar o ninho, o casal se afasta do grupo. Quando a ararajuba vai procriar, ela muda sua vocalização, que é "crá, crá, crá", passando a gritar "cuó, cuó".

Nenhum comentário:

Postar um comentário