terça-feira, 19 de julho de 2011

Surucucú

A Surucucu é uma das maiores serpentes venenosas do mundo. Pertence à família dos Crotalídeos, mas sua cauda não tem guizos, como o da cascavel. O naturalista sueco Lineu denominou-a "crótalo mudo", e o adjetivo passou para seu nome latino. Mas na realidade a cauda desse animal termina numa espinha córnea, que denuncia a sua presença quando ele passa no meio dos arbustos. É encontrada nas florestas tropicais úmidas da América Central e do Sul. Seu corpo é marrom, com o dorso marcado por losangos marrom-escuros contornados de verde-amarelado.
A Surucucu caça à noite, principalmente roedores. Como a maioria dos crótalos, ela é dotada de fosseta loreal entre o olho e a narina; são orifícios com o fundo revestido por uma membrana sensível a pequenas variações de temperatura.
Ao mesmo tempo, ela possui uma cobertura móvel que lhe permite localizar a fonte de calor. A Surucucu caça principalmente animais de temperatura constante, pois pode seguir sua pista não só pelo odor como também pela "trilha quente" que eles vão deixando atrás de si. Ao contrário dos outros crótalos, a fêmea não dá à luz filhotes vivos, mas põem ovos.
Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário