sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Comer insetos

Para que comer insetos?

Basicamente, pelo fato de que eles possuem um bom valor nutricional de forma geral, ou seja, valor calórico, gorduras, proteínas, carboidratos etc. Em 100g de grilos, por exemplo, você encontra apenas 121 kcal, sendo que apenas 49,5kcal desse valor calórico provém de gordura, 12,9g de proteína e 75,8 mg de ferro. Muito saudável para um inseto, não acha?
Insetos [2]Além disso, é comum na alimentação humana a ingestão de camarões, lagostas, siris e caranguejos, que pertencem ao filo dos Artrópodes, o mesmo dos insetos.

Como colher os insetos?

Digamos que o seu interesse tenha aparecido em, pelo menos, experimentar um dos insetos, é necessário saber escolhê-los. Primeiro, o local. Se você mora em uma cidade, você deve ter em mente que os insetos na região podem ter entrado em contato com inseticidas, então não colha insetos em centros urbanos. Prefira os que vivem em sítios, chácaras, entre outros locais mais afastados onde existe mais vegetação.
Em segundo lugar, vem a coloração do inseto. Não apenas relativa a insetos, a coloração intensa é indicativo na natureza de conteúdo venenoso. Então aquelas borboletas – outros insetos incluídos – laranjas, vermelhas ou amarelas estão descartadas, escolha apenas os de coloração preta, verde ou marrom.

De forma geral, que insetos posso ingerir?

Insetos [3]Os mais comuns são os piolhos, gafanhotos, abelhas, baratas, cigarras, vespas, besouros, formigas, cupins, mosquitos, moscas, borboletas, libélulas, traças e por aí vão.  São 1417 espécies de insetos comestíveis, na dúvida, procure alguma receita que especifique o inseto a ser utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário