sexta-feira, 3 de junho de 2011

Animais Brasileiros - Jaguatirica

CARACTERÍSTICAS

Nome científico: Felis pardalis.
Nome em inglês: "Ocelot".
Ordem: Carnívora.
Família: Felidae.
Habitat: Cerrado, Caatinga, Pantretal, Florestas Tropicais e Sub-Tropicais.
Distribuição geográfica: Sudoeste do Texas (EUA) e do Oeste do México até o Norte da Argentina.
Características: O adulto pode pesar até 15 kg e medir 50 cm de altura, sendo considerado um felino de médio porte. Seus hábitos são diurnos/noturnos.
Gestação: Dura cerca de 70 a 85 dias.
Número de filhotes: 01 a 04.
Alimentação: Aves, répteis, roedores, coelhos, cutias, e pacas. Em cativero alimenta-se de carne picada e pequenos animais abatidos.
Curiosidades: Pode nadar muito bem e subir em árvores com facilidade. Geralmente reproduzem-se durante os meses frios e os pequenos felinos são então amamentados e carregados pela mãe até estarem aptos a segui-la e caçarem sozinhos. A família abriga-se em troncos ocos e grotas. Pode viver 20 anos, em média.
Alerta: Está ameaçada de extinção devido à caça predatória e a devastação de seu habitat.

Hábitos

Anda no chão, em árvores e nada bem, podendo inclusive caçar em cursos d'água. Geralmente solitária, pode também ser observada em pares, caçando e viajando. Tem hábitos noturnos, refugia-se durante o dia nas áreas mais fechadas da mata, no chão ou nas árvores.

Alimentação

Caminha bastante atrás de suas presas: cotias, tatus, gambás, macacos, aves. O seu alimento varia bastante, de acordo com o território que vive.

Reprodução

O acasalamento ocorre no outono. A fêmea procura um lugar abrigado como um oco de árvore, uma moita fechada ou uma gruta para dar à luz. O período de gestação é de 90 dias nascendo, por ano, de 2 ou 3 filhotes.

Caça, utilização

A jaguatirica é caçada em função a beleza de sua pele. Estão sendo altamente prejudicadas pela alteração e fragmentação de seus hábitats.
Fonte: www.faunacps.cnpm.embrapa.br
Fonte: www.rio.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário