sexta-feira, 3 de junho de 2011

Animais Brasileiros

Onça Parda

Nome popular

Onça-parda, suçuarana, onça-vermelha, leão-baio, puma, leão-da-montanha, cougar.

Nome científico

Puma concolor.

Distribuição geográfica

Vive nas três Américas, do Canadá à Patagônia.

Habitat

Florestas em montanhas.

Hábitos alimentares

É carnívora. Caça principalmente à noite, veados, capivaras, porcos-do-mato e outros mamíferos. É muito ágil, hábil caçadora e consegue matar também aves e macacos nas árvores.

Tamanho

Mede cerca de 0,70 m, do ombro ao chão, e até 2,30 m de comprimento.

Peso

Um macho adulto pode pesar até 50 kg.

Período de gestação

Por volta de 95 dias.

Número de filhotes

De 3 a 4.

Características da reprodução

Os filhotes nascem pintados. Estas manchas ficam até seis meses.
Os filhotes mamam por doze semanas ou mais, mas já começam a comer carne com um mês e meio.

Particularidades

Apesar de seu grande porte a onça parda é mais aparentada com os gatos do que com a onça-pintada (Panthera onca). Por isso sua voz é um miado e não o poderoso esturro do jaguar.
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Nome popular: Onça-parda
Nome em inglês: puma, cougar, panther, ou mountain Lion.
Nome científico: Puma concolor.
Distribuição geográfica: América do Norte, Central e Sul.
Habitat: Montanhas, florestas tropicais, cerrados.
Hábitos alimentares: carnívoras.
Reprodução: gestação 90 a 96 dias.
Período de vida: as fêmeas até 12 e os machos até 20 anos, aproximadamente
Nesta espécie os machos medem da cabeça ao final do corpo 105 a 195.9 cm, com cauda de 66 a 78 cm, pesando de 67 a 103 kg. Já as fêmeas da cabeça ao final do corpo medem 96 a 151 cm, com cauda de 53 cm a 80 cm, pesando de 36 a 60 kg. Com ombro de 60 a 70 cm. Geralmente os animais menores são tropicais e os maiores de montanhas, alterando peso e coloração, classificando-os como subespécies.
Possuem corpo alongado, a cabeça pequena, pescoço e cauda longa, membros inferiores e posteriores muito fortes, orelhas pequenas, curtas e arredondadas, possui muita agilidade podendo pular cerca de 5,5 metros. O nado às vezes é essencial, mas não é preferência, o fazem quando a recompensa vale a pena. Noturnos e diurnos caçam a qualquer hora do dia com uma certa tendência ao horário de crepúsculo ou quando a fome aperta.
Alimentam-se, em natureza, de vários animais, inclusive veados dos gêneros Blastoceros, Hippocamelus e Mazama, mas também vários ungulados, castores, porcos-espinhos, lebres. Estima-se que a freqüência com que matam para comer varia de 01 veado a cada 03 dias, quando, uma fêmea adulta com filhotes e de 01 veado a cada 16 dias para 01 indivíduo adulto solitário. Na América do Sul os nascimentos acontecem entre fevereiro e junho.
O cio dura entorno de 03 a 04 dias com intervalos de 23 dias entre uma e outra, a gestação de 90 a 96 dias com nascimento de 01 a 06 filhotes, há 03 pares de mamilos, nas fêmeas, exatamente o número máximo de filhotes que nasce. Pesam de 200 a 400 gramas e as manchas desaparecem aos 06 meses. As fêmeas atingem maturidade sexual depois de 2,5 anos e os machos só aos 03 anos.
Fonte: www.zoologico.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário