quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Canibais Brasileiros

As tribos canibais
No Brasil encontramos tribos que praticavam os rituais do canibalismo, um exemplo, são os Tupinambás que habitavam no litoral sudeste do país. Baseados na caça e na recolecção (viviam do que recolhiam), acreditavam em espíritos e nos heróis  e nos pajés que transmitiam suas histórias. Eles possuíam uma língua comum, o tupi. Contudo, não havia uma união entre suas tribos e acabavam guerreando.
 

O ritual
 
canibalO ritual era realizado de forma que o índio que comesse a carne do outro poderia adquirir inteligência, coragem, força e outras habilidades. Esta tribo ao entrar em contato com os colonizadores portugueses acabaram morrendo.

O mito espalhado pela literatura oficial nos faz enxergar o terror que os europeus viram com os atos canibais da tribo. Assim, diziam que os índios eram violentos e possuiam uma índole má, que gostavam de caçar seres humanos para comer como churrasco e essa falta de informação, de conhecer o verdadeiro significado do ritual fez com que eles fossem cada vez mais exterminados pelos bandeirantes.

As crenças indígenas e os relatos de Hans Staden, um alemão que em 1554 foi aprisionado pelos Tupinambás e a partir daí viveu uma aventura que ilustrou a história dessa tribo, nos mostram que para os índios, se alimentarem de carne humana era puramente seguir um ritual. Se comessem carne de um homem forte e corajoso eles ficavam assim também (até mesmo se fosse vontade do morto), assim evitavam a carne de pessoas covardes e fracas. Isso ocorria somente após uma guerra.

Outro razão é a de que a tribo do índio morto poderia se sentir honrado quando o inimigo quisesse comer a carne dele para ser como ele. Fora isso, eles não praticavam canibalismo sempre e não comiam homens brancos (pelos índios acharem sua carne indigna, pois eles eram filhos dos deuses maus), caso contrário a tribo poderia ser amaldiçoada de acordo com suas crenças.

Por que muitas histórias sobre índios comendo padres e outros fenômenos sobrenaturais eram espalhados, caracterizando os índios como homens maus?

Havia muitas mentiras espalhadas  na época a favor da corte portuguesa.  Entre 1500 a 1640, os portugueses instalaram um posto comercial na costa do Brasil, lá eles trocavam o pau-brasil trazidos pelos índios por badulaques (objetos de pouco valor).
 
Quando os indígenas foram levados à Europa como escravos se revoltaram e em 1556, Dom Pero Fernandes de Sardinha (o primeiro bispo) foi devorado pelos índios caetés quando naufragou no litoral de Alagoas. Assim, o governador-geral Men de Sá resolveu exterminar os índios.

O canibalismo é um ritual perverso para os desconhecidos, mas mostra que cada povo tem e adere a uma cultura e os primeiros habitantes do Brasil foram vítimas dos colonizadores, ora  por causa da captura e venda de índios, as missões judaicas, a exploração de seu trabalho, as epidemias, as guerras entre índios e brancos.
 
Todos esses foram fatores que causaram a revolta no índio porque estava sendo arrancado algo que eles haviam apreendido desde que vieram para a América. Para os europeus, muitas vezes esses atos eram caracterizados como demoníacos e não condiziam aos princípios que eles acreditavam tornando a imagem do índio cruel e sanguinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário